por Camila Quintella
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Romanos 8:5-8)
Sempre que pensamos em carne, pensamos em pecado, certo?
Sim, mas quando pensamos nisso geralmente remetemos a pecados como prostituição, uso de drogas, roubos, assassinatos e crimes no geral.
Então parei pra refletir: o meu corpo é templo do Espirito Santo, isto é, Ele habita dentro de mim. Ok. Então porque não cuido tão bem dele como cuido, por exemplo, do meu cabelo, do meu celular, das minhas coisas?
Por quê as pessoas quando pensam em carne/pecado não pensam na GULA? Comer demais, desrespeitar os limites do nosso corpo, que é templo do Espírito, também não é ser dominado pela carne? É incrível como os cristãos apontam tantos pecados mas quando diz respeito à comida acham bonito dizer: “crente não bebe (bebida alcoólica), mas come que é uma beleza…”, ou “onde tem crente reunido tem que ter comida (e muita, hein?!?).”
Tenho pensado muito sobre isso, até porque, infelizmente, cheguei num patamar da gula que começou a prejudicar a minha saúde, e no quanto Deus não se agrada disso. O versículo 8 diz que quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus, e todas as vezes que me deixo vencer pela gula, e como mais do que o meu corpo precisa, estou desagradando a Ele. A nossa mente é um lugar de batalha o tempo todo ( aliás um livro bom sobre isso é o ”Campo de Batalha da Mente”, da Joyce Meyer) e é difícil, sim, controlá-la.
O que fazer para alinhar nossa mente com a mente de Cristo, nesse caso?
A própria Palavra de Deus nos dá a resposta em Romanos 12:2
“ Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Entendi que devo pedir a Deus que me transforme, a ponto de renovar a minha mente, ou seja, voltar a minha mente ao Espírito, para que eu tenha vida e paz (Rom 8:6) E isso significa também controlar o modo como me alimento, comer o que preciso, poder, sim, aproveitar as delícias que existem, mas sem exagerar, passar mal, e, infelizmente, chegar à obesidade.
E tudo isso me levará a experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus! Isso é maravilhoso!
Gálatas 5:16-17 diz: "Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.".
Se eu for pelo que desejo comer, por exemplo, tô lascada… porque a minha mente só pensa em satisfazer a minha carne com coisas gordurosas e açucaradas...rs
Enfim, como resolver isso?
Bom, fazer dietas mirabolantes não é a melhor opção porque já tentei todas e nada resolveu. Concluí que por mim mesma não terei sucesso... e entendi que o primeiro passo era admitir que não consigo sozinha, e que preciso da ajuda do Senhor nessa área também.
Reconhecer que dependo dele inclusive pra vencer nessa área.
Ter domínio próprio sobre a minha mente na hora de escolher o que e quanto vou comer.
De todos os frutos do Espírito, certamente esse é o mais difícil... porém agora isso é um desafio, pois quero glorificá-lo e agradá-lo com a minha vida e com o meu corpo, que é sua morada enquanto eu estiver nesse mundo.
Ter domínio próprio sobre a minha mente na hora de escolher o que e quanto vou comer.
De todos os frutos do Espírito, certamente esse é o mais difícil... porém agora isso é um desafio, pois quero glorificá-lo e agradá-lo com a minha vida e com o meu corpo, que é sua morada enquanto eu estiver nesse mundo.
A minha oração é que você seja desafiado a meditar nessa palavra e que seus olhos sejam abertos para essa verdade, assim como eu, afinal “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”- Gálatas 5:1, e lembrando que tudo que nos prende ao pecado (e pecado é pecado) nos priva de ser livres
" Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." Gálatas 5:22-25
É isso aí amiga. Penso que Deus se agrada muito quando percebemos e reconhecemos que somos fracos e, que dependemos Dele pra tudo. Com fé superamos todos os desafios. Beijos
ResponderExcluirOi, Re. Deus tem tratado não só com ela, mas conosco como casal. A vida cristã não é feita só das bênçãos, mas o caminho para chegar a elas é onde Deus nos trata, molda e aperfeiçoa.
ExcluirFui muito abençoada por esse texto, pois vico uma luta constante nessa área, e poço admitir q é muito difícil.Algumas vezes já pedi pra Deus me ajudar , mais as vezes vem na minha mente como se há tantas coisas mais importantes e vc vai pedir isso? ( bem jugo mesmo)mais é uma verdade, pois sem Deus eu nunca vou conseguir.Fez me refletir. Muito obrigada.Deus abençoe!
ResponderExcluirFui muito abençoada por esse texto, pois vico uma luta constante nessa área, e poço admitir q é muito difícil.Algumas vezes já pedi pra Deus me ajudar , mais as vezes vem na minha mente como se há tantas coisas mais importantes e vc vai pedir isso? ( bem jugo mesmo)mais é uma verdade, pois sem Deus eu nunca vou conseguir.Fez me refletir. Muito obrigada.Deus abençoe!
ResponderExcluirEm toda minha graduação de Psicologia, me deparei com informações na qual relatam que a nossa mente é nossa principal arma! E a grande sabedoria é saber usar para não nos prejudicar lá na frente...
ResponderExcluirE é uma batalha vivermos isso nos dias de hoje, pois somos sugados pela tentação de um docinho aqui, um salgadinho ali e se você não estiver firme, crendo qual o proposito de Deus em sua vida e lembrando constantemente de que nosso corpo é templo do ES, seremos tragados ( consciente ou inconscientemente) pela vontade da carne! Confesso que nada disso é fácil. Mas Deus não disse que seria, mas temos a certeza de que Ele estará conosco sempre nos moldando e nos aperfeiçoando!!