Pular para o conteúdo principal

Carne X Espírito

por Camila Quintella

"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.

A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus." (Romanos 8:5-8)


Sempre que pensamos em carne, pensamos em pecado, certo?
Sim, mas quando pensamos nisso geralmente remetemos a pecados como prostituição, uso de drogas, roubos, assassinatos e crimes no geral.
Então parei pra refletir: o meu corpo é templo do Espirito Santo, isto é, Ele habita dentro de mim. Ok. Então porque não cuido tão bem dele como cuido, por exemplo, do meu cabelo, do meu celular, das minhas coisas?
Por quê as pessoas quando pensam em carne/pecado não pensam na GULA? Comer demais, desrespeitar os limites do nosso corpo, que é templo do Espírito, também não é ser dominado pela carne? É incrível como os cristãos apontam tantos pecados mas quando diz respeito à comida acham bonito dizer: “crente não bebe (bebida alcoólica), mas come que é uma beleza…”, ou “onde tem crente reunido tem que ter comida (e muita, hein?!?).”
Tenho pensado muito sobre isso, até porque, infelizmente, cheguei num patamar da gula que começou a prejudicar a minha saúde, e no quanto Deus não se agrada disso. O versículo 8 diz que quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus, e todas as vezes que me deixo vencer pela gula, e como mais do que o meu corpo precisa, estou desagradando a Ele. A nossa mente é um lugar de batalha o tempo todo ( aliás um livro bom sobre isso é o ”Campo de Batalha da Mente”, da Joyce Meyer) e é difícil, sim, controlá-la.
O que fazer para alinhar nossa mente com a mente de Cristo, nesse caso?
A própria Palavra de Deus nos dá a resposta em Romanos 12:2  
“ Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Entendi que devo pedir a Deus que me transforme, a ponto de renovar a minha mente, ou seja, voltar a minha mente ao Espírito, para que eu tenha vida e paz (Rom 8:6)  E isso significa também controlar o modo como me alimento, comer o que preciso, poder, sim, aproveitar as delícias que existem, mas sem exagerar, passar mal, e, infelizmente, chegar à obesidade.
E tudo isso me levará a experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus! Isso é maravilhoso!

Gálatas 5:16-17 diz: "Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.".

Se eu for pelo que desejo comer, por exemplo, tô lascada… porque a minha mente só pensa em satisfazer a minha carne com coisas gordurosas e açucaradas...rs

Enfim, como resolver isso?
Bom, fazer dietas mirabolantes não é a melhor opção porque já tentei todas e nada resolveu. Concluí que por mim mesma não terei sucesso... e entendi que o primeiro passo era admitir que não consigo sozinha, e que preciso da ajuda do Senhor nessa área também.
Reconhecer que dependo dele inclusive pra vencer nessa área.
Ter domínio próprio sobre a minha mente na hora de escolher o que e quanto vou comer.
De todos os frutos do Espírito, certamente esse é o mais difícil... porém agora isso é um desafio, pois quero glorificá-lo e agradá-lo com a minha vida e com o meu corpo, que é sua morada enquanto eu estiver nesse mundo.


A minha oração é que você seja desafiado a meditar nessa palavra e que seus olhos sejam abertos para essa verdade, assim como eu, afinal Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”- Gálatas 5:1, e lembrando que tudo que nos prende ao pecado (e pecado é pecado) nos priva de ser livres


" Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." Gálatas 5:22-25

Comentários

  1. É isso aí amiga. Penso que Deus se agrada muito quando percebemos e reconhecemos que somos fracos e, que dependemos Dele pra tudo. Com fé superamos todos os desafios. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Re. Deus tem tratado não só com ela, mas conosco como casal. A vida cristã não é feita só das bênçãos, mas o caminho para chegar a elas é onde Deus nos trata, molda e aperfeiçoa.

      Excluir
  2. Fui muito abençoada por esse texto, pois vico uma luta constante nessa área, e poço admitir q é muito difícil.Algumas vezes já pedi pra Deus me ajudar , mais as vezes vem na minha mente como se há tantas coisas mais importantes e vc vai pedir isso? ( bem jugo mesmo)mais é uma verdade, pois sem Deus eu nunca vou conseguir.Fez me refletir. Muito obrigada.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Fui muito abençoada por esse texto, pois vico uma luta constante nessa área, e poço admitir q é muito difícil.Algumas vezes já pedi pra Deus me ajudar , mais as vezes vem na minha mente como se há tantas coisas mais importantes e vc vai pedir isso? ( bem jugo mesmo)mais é uma verdade, pois sem Deus eu nunca vou conseguir.Fez me refletir. Muito obrigada.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Em toda minha graduação de Psicologia, me deparei com informações na qual relatam que a nossa mente é nossa principal arma! E a grande sabedoria é saber usar para não nos prejudicar lá na frente...
    E é uma batalha vivermos isso nos dias de hoje, pois somos sugados pela tentação de um docinho aqui, um salgadinho ali e se você não estiver firme, crendo qual o proposito de Deus em sua vida e lembrando constantemente de que nosso corpo é templo do ES, seremos tragados ( consciente ou inconscientemente) pela vontade da carne! Confesso que nada disso é fácil. Mas Deus não disse que seria, mas temos a certeza de que Ele estará conosco sempre nos moldando e nos aperfeiçoando!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus está bem vivo!

No filme "Deus (não) está morto", um professor universitário ateu confesso e convicto gasta tempo (e a paciência de um aluno cristão) tentando provar a não existência de Deus, o que acho uma tolice e atestado de burrice - afinal, para que provar que alguém não existe se este alguém não existe, exceto pelo seu próprio orgulho em confirmar suas teorias? Não leva a nada. Em nossos dias tenho visto que muitas pessoas rejeitam ou desprezam a Bíblia e/ou Deus. São ateus convictos ou apenas simpatizantes, que não sabem exatamente o que significa ser ateu e apenas são como camarões na onda. Pensam que cada ser humano tem uma interpretação da Bíblia e que cada um pode achar o que quiser, e julgar o que quiser da Palavra de Deus. Também acho que cada um deve interpretar a Constituição Federal Brasileira da maneira que achar mais conveniente para si. Mas deve assumir todos os riscos que a própria Lei imputa se agir desta forma. É uma insanidade! OK! Cada um tem a liberdade par

Nós fomos, nós somos.

Dizem que só conhecemos bem alguém após comer um quilo de sal juntos. Ontem recebemos em casa pessoas queridas que há pouco conhecemos e que já são novos amigos. Conversamos, lanchamos, tomamos café (hummm, café…nunca pode faltar) e pudemos, neste primeiro contato de mais intimidade, contar um pouco de nossa caminhada, tanto na vida quanto com Deus. Foi um bom momento. Percebemos o quanto Deus nos usa na vida de outros e quanto usa outros em nossa vida para crescermos e amadurecermos como pessoas e como cristãos. Ao final, bem depois que eles tinham saído, enquanto a alegria da visita ainda estava fresca em nossas mentes, mandei uma mensagem agradecendo a visita com o seguinte texto: “Agora que você sabe quem nós fomos, precisa aprender quem nós somos.” Sim, é uma verdade sobre a qual nunca havia pensado até formular esta frase. Podemos conhecer, a respeito de uma pessoa, quem ela foi, o que ela fez, o que ensinou, por onde andou. Mas só vamos saber que

Por que a nossa crise é moral, espiritual e legal

Por Rafael Hollanda, publicado pelo  Instituto Liberal O Brasil não é apenas surreal. O Brasil é um país demoníaco em inúmeros aspectos. Tudo aqui parece ser feito para complicar a sua vida em um espectro que vai desde a embalagem de produtos até as leis. No Brasil, as coisas são difíceis de se compreender. A falta de objetividade e pragmatismo desse país é um dos nossos maiores problemas. Aqui, o sim não é bem um sim, é um “mais ou menos” seguido por trocentos adendos e poréns que dizem: “então, você pode fazer, mas não pode, s endo que tem uma brecha ali que diz que você pode e outra que diz que você não pode, mas a maioria já entendeu que dá pra fazer, então você pode” Entenderam? Não? Pois é, eu também não. Esse é o Brasil. Quando Jesus Cristo disse em Mateus 5:37 que “Sim” é “Sim” e “Não” é Não” e o que passasse disso viria do maligno, ele em algum nível estava profetizando um dos maiores problemas da vida nacional do Brasil. Aqui, para saber o que é sim e não você tem q